Com o objetivo de
informar e sensibilizar a população brasileira para o desenvolvimento de um
Semi-árido digno e próspero, a ASA lançou em julho de 2005, por ocasião do Dia
do Trabalhador e da Trabalhadora Rural, a campanha publicitário-educativa Clima de Otimismo no Semi-árido. Foram 15 peças publicitárias, entre documentário,
filmes de 30'', anúncios, banners e cartões postais, com o objetivo de mostrar
um Semi-árido produtivo e otimista em contraposição ao imaginário da miséria, por muitos
anos vendidos à população. Com isso, a ASA buscou também conquistar novos
parceiros que estão ajudando a cumprir uma meta audaciosa de construir um
milhão de cisternas na região semi-árida brasileira. A campanha baseou-se em
ações simples e em tecnologias de baixo custo, que valorizam o conhecimento da
população local. Todas as peças, inclusive os filmes, foram feitos com
agricultores, como uma forma de valorização ao torná-los protagonistas de sua
própria história. Essa ação é mais que uma campanha publicitária. É uma ação
educativa em prol da agricultura familiar, produtora de alimentos saudáveis no
Semiárido. Afinal, é essa agricultura familiar que produz alimentos para
população brasileira. Apesar de toda a infra-instrutora, grandes recursos
investidos em mídia, o agronegócio produz para exportação. São os pequenos
agricultores e agricultoras familiares responsáveis pelo feijão com arroz de cada
dia dos brasileiros. As peças da campanha Clima
de Otimismo no Semi-árido,
criada pela Aliança Comunicação, foram veiculadas durante oito meses,
finalizando em fevereiro de 2006.
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