Dez municípios paraibanos deixaram de receber recursos por não estarem dentro dos indicadores de qualidade de gestão do programa.
Por, Tatiana Brandão, Os municípios paraibanos receberam do governo
federal, entre janeiro e julho deste ano, mais de R$ 9 milhões para apoio à
gestão do programa Bolsa Família no Estado. Os recursos foram transferidos pelo
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e correspondem ao
pagamento do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador que mede a
qualidade da gestão do Bolsa Família e serve de base para o cálculo do valor a
ser repassado a título de incentivo. O IGD avalia a gestão do Programa Bolsa Família
a partir de quatro informações: atualização cadastral; acompanhamento da
condicionalidade de educação; acompanhamento da condicionalidade de saúde; e
prestação de contas. O índice varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1,
melhor a avaliação e maior o volume de recursos que a gestão recebe do governo
federal. Se um município tiver pontuação geral abaixo de 0,55 ou menor do que
0,20 em cada um dos quatro indicadores, fica sem os recursos do IGD-M. Nessa
situação, encontram-se dez cidades paraibanas (Alcantil, Catingueira, Desterro,
Esperança, Emas, Gado Bravo, Juazeirinho, Lastro, Riachão e Soledade), conforme
dados do Ministério do Desenvolvimento Social. Estes apresentaram baixo
desempenho no envio de informações ao MDS sobre os tópicos avaliados. Entre os
municípios que não receberam os recursos, em geral, a justificativa é de que os
problemas que acarretaram o não recebimento do repasse federal são oriundos de
falhas das gestões anteriores. De acordo com a assessoria da Secretaria de Ação
Social da Prefeitura de Esperança, a cidade não recebeu o repasse porque não
houve prestação de contas da gestão anterior junto ao IGD, referente ao ano de
2011. Além disso, desde que a nova gestão assumiu a prefeitura, em 15 de março
deste ano (devido a problemas nas eleições), não foram repassadas as
informações de contas sobre aquele ano. Na cidade de Soledade, o problema
também envolve o processo eleitoral de 2012. A atual gestão assumiu a
prefeitura no último dia 1° de outubro e de acordo com a secretária de Ação
Social do município, Fabrícia Gerônimo, a gestão anterior não estava
atualizando o sistema. “Assumimos há um mês e nem a 'senha master' do sistema
temos ainda. O repasse referente ao período de janeiro a julho já perdemos.
Nossa meta é regularizar o sistema até dezembro para voltarmos a receber o
repasse”, disse a secretária. Já a secretária de Ação Social da Prefeitura de
Juazeirinho, Fabiana Maria, disse que desde 2011 não tem sido repassada nenhuma
atualização e afirmou que está tendo dificuldades de comunicação com o MDS para
regularizar a situação referente aos seis primeiros meses deste ano. “Já
enviamos toda a documentação, explicando a situação do município, mas até agora
não estamos obtendo resposta. Desde que assumimos a gestão, estamos trabalhando
para manter os dados atualizados”, disse ela.
Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br
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