quinta-feira, 13 de março de 2014

Famílias do Semiárido vão receber cisternas para ampliar acesso à água

Essa primeira foto fica no município de Aroeiras- PB, no Agreste, (João do Violão responsável)

Famílias dos nove Estados do Semiárido brasileiro vão receber cisternas para ampliar o acesso à água destinada à produção de alimentos e criação de pequenos animais.

Um convênio para a construção de 6 mil unidades de cisternas calçadão e o mesmo número de cisternas de enxurrada foi firmado, em julho de 2013, entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os Estados beneficiados são Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. O BNDES destinou R$ 126 milhões para o projeto.

Segundo a FBB, serão usadas tecnologias sociais - técnicas ou produtos desenvolvidos na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social - reaplicadas para captação de água da chuva. Os dois modelos de cisternas captam água da chuva, têm capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e são construídas perto da casa das famílias. A cisterna enxurrada deve ser instalada no caminho por onde passa a enxurrada, enquanto a calçadão é um pouco maior para captar água em áreas em declive.

120 Municípios: Nesta quarta-feira, 12 de março, será dado o passo inicial para a execução do projeto nos 120 Municípios que serão atendidos. Um termode parceria entre a FBB e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) será assinado durante evento na cidade de Gravatá (PE). Após a assinatura, haverá encontro com as entidades executoras para planejamento das ações de implantação das cisternas até o final deste ano. O trabalho de monitoramento e planejamento das ações, objeto do termo de parceria, irá receber o investimento de R$ 4,3 milhões da FBB.


Antes da instalação do reservatório, as famílias irão passar por capacitação para obterem maior rendimento da água das cisternas para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais.

A identificação, mobilização e capacitação dos beneficiados, assim como a construção dos reservatórios e a assessoria técnica para os produtores ficarão sob a responsabilidade das entidades que foram habilitadas no edital do projeto lançado pela FBB em outubro do ano passado. A parceria para a reaplicação das tecnologias sociais cisterna calçadão e cisterna de enxurrada faz parte do Programa Água para Todos do governo federal.

Fonte: Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário