Durante o seminário “Faces da Violência Contra a Mulher”, realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, quarta-feira (7), o deputado Luiz Couto (PT-PB) destacou a ação do governo da Paraíba que, através da Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, criou o aplicativo ‘SOS Mulher’, disponível num celular, que aciona um pedido de ajuda em situações de nova agressão”.
Couto fez referência à iniciativa após ter chamado à atenção para os dados da violência contra a mulher paraibana, que mostra que até o dia 05 de maio último foram assassinadas 11 mulheres, praticados 12 estupros, 26 agressões físicas e 16 tentativas de homicídio.
O parlamentar ressaltou que a medida adotada pelo governo do estado vai inibir essas agressividades, “pois quando o aparelho é acionado é enviado um sinal para que o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) designe a viatura policial mais próxima para verificar a ocorrência”.
“Não tenho dúvida que o aplicativo será essencial já porque muitas vezes essa violência acontece nos finais de semana, quando algumas delegacias das mulheres encontram-se fechadas, sem contar que o desrespeito ao sexo feminino é invisível e quase sempre passa despercebido pela sociedade”, complementou.
O seminário foi solicitado à CDHM por Luiz Couto e pelos deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF).
Denúncias enviadas à comissão como a de ameaças de estupro, do uso da internet para promover violência sexista e da existência de coletivos que vêm se organizando para promover abusos sexuais contra mulheres no transporte público, motivaram o pedido dos parlamentares.
Fonte: http://tribunadocariri.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário