terça-feira, 25 de outubro de 2011

Rádio Comunitária, ou monopólio da família bezerra e CIA?

Esta é uma foto da Rádio comunitária Aroeiras FM 87.9
Mas,será que ela é mesmo,uma Rádio a serviço da comunidade?
                                     Ou é uma propriedade particular?
Uma Rádio Comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas, ETC...
 Em Radio, Comunitária a preocupação é com a conquista da posse e da propriedade do meio que as incluam nas atuais regras e normas das Leis de Comunicações.
Por esse motivo os interessados nas rádios comunitárias buscam se organizar em grupos distintos, segundo os seus interesses políticos ou econômicos.
É por esse motivo que as rádios comunitárias fazem parte de redes pertencendo ao campo ideológico de organizações religiosas, seitas, partidos políticos e, ainda, de pequenos e médios empresários excluídos da área de influência para obtenção de concessão dos tradicionais meios de comunicação eletromagnéticos.
Nesse sentido as rádios comunitárias caminham para a legalização e, como conseqüência, para as mãos dos atuais proprietários dos meios tradicionais da comunicação eletromagnética que percebem a possibilidade de expansão ou manutenção de sua influência política regional. Assim as emissoras de baixa potência, que teve seu inicio na desobediência civil, vai sendo assimilada pelo Status Que, se organizando de cima para baixo.
A legalização através de concessões ou permissões não dependerão  mais do interesse ou não do ouvinte ou da comunidade em que ela está inserida, a exemplo do que acontece com as rádios oficiais , dependerão, exclusivamente, do proprietário ou proprietários da concessão ( essa é a noção de posse). Portanto, ainda que não despertem interesse do público, da comunidade, ainda que se tornem apenas aparelho de grupo político partidário ou econômico, podem continuar no ar até que se acabe o contrato oficial com o governo.
Comunitária segundo o Dicionário Aurélio quer dizer, relativo  à comunidade, qualidade de comum. Pertencente a sociedade civil.
É este o caso da Rádio de Aroeiras-PB?  Este é o caso da 87.9?

Nenhum comentário:

Postar um comentário