quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Luiz Couto defende manutenção de parceria entre MDS e ASA

O deputado federal de Luiz Couto fez um apelo, nesta segunda-feira, no plenário da Câmara, ao Governo Federal e ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no sentido de não cortar os convênios com a ASA – Articulação do Semi Árido para não prejudicar a construção de cisternas nos sertões dos estados da região Nordeste.
Luiz Couto ressaltou a importância da ASA como uma experiência exitosa de uma ação em rede que agrega milhares de instituições sociais, entre sindicatos de agricultores, associações de produtores da agricultura familiar, pastorais sociais e cooperativas de militantes que lutam para transformar profundamente a realidade do semi-árido. “A ASA e seus protagonistas chegaram antes, muito antes naqueles lugares onde o Estado não chegava. Chegaram para construir e reconstruir alternativas a partir das experiências dos próprios sertanejos e sertanejas”, disse o deputado.
De acordo com o deputado, o trabalho da ASA, há duas décadas pelo menos, vem promovendo cidadania para milhões de nordestinas e nordestinos através de um trabalho pedagógico que transforma a vida das pessoas, com outra visão de mundo, sem assistencialismo, paternalismos, egoísmos nem politicagem, marcas tão comuns nas tradições políticas da região.
“A nossa intenção aqui é fazer um apelo ao Governo Federal e especialmente ao MDS para que, sem prejuízo dos convênios que já eram celebrados com as prefeituras, consórcios de municípios e governos estaduais, esta parceria com a ASA não seja rompida. Para que além das tecnologias de manejo da água e do respeito ao meio ambiente, este trabalho de educação verdadeira não seja interrompido. E que outros milhares de cisternas brotem o semi-árido brasileiro, com o protagonismo da sociedade e do Governo que estão transformando o Brasil” disse o Couto em seu pronunciamento desta segunda-feira, em Brasília.

 

Presidente do Diretório do PT Aroeiras-PB, e, membro Do conselho Hídrico da ASA PB no município, participou Nesta Terça Feira dia 20/12/2011 em Juazeiro-BA e Petrolina-PE, de um dos maiores atos públicos já vistos até o presente momento, em Cidades, de porte médio no Nordeste, com um público a cima de 30 Mil pessoas, provenientes, de todos os Estados Nordestinos, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, A lagoas, Sergipe, Bahia e, parte do Estado de Minas Gerais; uma grande passeata saindo de Juazeiro A Petrolina atravessou o Rio São Francisco com 30=Quilômetros de congestionamento! Paralisando A BR que dá acesso as duas Cidades, como também é a BR que liga o Nordeste ao Sudeste, passagem de quem segue para o Rio de janeiro e São Paulo, ou Vice e versa; lá também, se fizeram presentes: Geraldo Lima, Paulo e sua esposa Simone; Nós defendemos que o projeto das Cisternas não venha cair nas mãos das Prefeituras, porque poderão acontecer muitas irregularidades, e, além da velha politicagem, que todos nós, já conhecemos muito bem, e como funciona em nossas pequenas Cidades Nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário