sábado, 28 de abril de 2012

A cidade de Aroeiras-PB sofre com a falta d’água, e alguém pergunta: de quem é a culpa?


 
Carro pipa abastecendo uma casa na Rua Epitácio Pessoa (Rua do Alto) por ironia o tanque tem as cores da política do prefeito

O prefeito fala que a culpa é da câmara municipal, ou seja: dos Senhores Vereadores da oposição  que no mesmo tom diz que quem é o culpado é um Vereador aliado do atual prefeito que mandou fazer uns montões de ligações clandestinas no trajeto da Barragem de Acauã a cidade de Aroeiras, e, a verdade é que aqui na rua em que moramos travessa Vicente Ferreira Lima, já faz seis meses que não chega água nas torneiras, enquanto isso: os carros pipas fazem a festa! Quem pode compra um carro pipa de água dá pra ir levando a situação, mas, quem não tem o dinheiro para comprar, recorrem aos cabos eleitorais dos políticos, os carros pipas! É bem antiga a idéia de que existe a indústria da seca!


"Isto foi a oito Messes atrás"
 
Detuputado do PT Defende Adutora para o abastecimento D’água de Aroeiras 
Veja na integra o Discurso do Deputado Estadual Do PT Frei Anastácio, Dias depois De uma visita a Cidade de Aroeiras, a convite do Presidente do PT de Aroeiras João do Violão, falando no plenário da Assembléia Legislativa! Isto Foi há Meses atrás:

SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA, ESTIVEMOISTAMBÉM NO MUNICÍPIO DE AROEIRAS, ONDE A PRINCIPAL RECLAMAÇÃO É A FALTA DE ÁGUA...

   A nossa reunião, lá, contou com a participação do grupo de mães, representantes do programa de cisternas do governo federal, igreja cristã, o vigário da paróquia da cidade, Padre Antônio, o presidente do PT, João do Violão, filiados do partido, representantes da APAE. Todo esse pessoal trabalha num projeto de geração de emprego e renda na cidade. Esse grupo oferece cursos de corte e costura artesanato, fabricação de doces, além de promover oficinas, todo esse pessoal está preocupado com a falta de água na cidade. O programa de cisternas do governo Dilma vai construir duas mil cisternas no município. Isso já está definido e está garantido. Mas, enquanto essas cisternas não chegam o povo sofre muito com a falta de água. A cidade só tem água a cada cinco dias.  Nesse intervalo, os moradores bebem água sem tratamento, do açude da cidade. Ou fazem isso, ou ficam com sede. O medo é que essa água esteja contaminada, já que a cidade não possui esgotamento sanitário. No Conjunto Campo, como pudemos ver, o esgoto corre a céu aberto. E com as chuvas, esses dejetos podem ser levados para o açude. A situação do abastecimento da Cagepa é tão grave, que por determinação da Justiça, os moradores não pagam as contas de água. Isso só vai acontecer quando o abastecimento for regularizado. E, para ser regularizada, a cidade depende apenas de mil metros de adutora, para levar a água. O governo Maranhão fez a barragem, mas não construiu a adutora. Passou o governo Cássio e também não olhou o problema, só prometeu. O resultado disso, é que os moradores de Aroeiras estão sofrendo muito.  Ainda estão no tempo de carregar lata na cabeça e tomando banho de cuia, como acontece em alguns bairros em João Pessoa. Estamos enviando ofício à Cagepa pedindo solução para o problema, em Aroeiras, e solicitando informações do que está sendo feito para resolver essa situação. Se não bastasse à falta de água, a população de Aroeiras também enfrenta dificuldade com o atendimento à saúde. O que seria um hospital na cidade foi transformado em PSF- Posto de Saúde da Família. Em todo município são oito PSFs, mas segundo os moradores, em 5 deles não existe médico.  E os postos que funcionam na Zona Rural, encaminham as pessoas para pegar remédio na cidade. Senhor Presidente, Dessa forma, a população de Aroeiras sofre dos dois lados: com a falta de água e com a Saúde. Nós vamos pedir informações ao Tribunal de Contas do Estado para sabermos como está sendo feita a aplicação dos recursos na Saúde, no município de Aroeiras. Dinheiro federal eu sei que não falta. Resta saber o que está sendo feito, que as ações não estão chegando a quem realmente precisa. (Muito obrigado)

João Ribeiro Alves (João do Violão) Presidente do PT Aroeiras-PB


Nenhum comentário:

Postar um comentário