quarta-feira, 25 de abril de 2012

Modo Petista: Prefeita de Betim dá atenção integral à saúde bucal



Com presença de representante do Ministério da Saúde, clínica odontológica foi inaugurada para garantir assistência integral em saúde bucal no município
Mais um importante passo foi dado para ampliar a linha de cuidados em saúde bucal no município mineiro administrado pelo PT. Trata-se da estruturação do Serviço de Odontologia Clínica e Cirúrgica (SOCC), do Hospital Regional de Betim lançado esta semana.
O serviço garante aos betinenses a assistência integral na hora de cuidar da saúde da boca. A inauguração do serviço pela prefeita Maria do Carmo Lara (PT) contou também com a presença do Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior. Na oportunidade, ele apresentou dados que representam os avanços da saúde bucal no país.
Betim será, portanto, um dos poucos municípios do país a ter a linha de cuidado em saúde bucal completa, ou seja, da promoção da saúde, prevenção, atenção primária, urgências e emergências, especialidades e atenção hospitalar. O serviço é voltado para os usuários que apresentam alguma condição especial, ou seja, que necessitam de acompanhamento hospitalar, monitoramento ou mesmo um atendimento sob sedação ou anestesia geral.
Uma das formas de acessar o serviço é ser encaminhado por uma das unidades de saúde do município. A outra é destinada aos pacientes internados no próprio hospital, que serão avaliados em seus leitos pela equipe odontológica e, em caso de necessidade, receberão o tratamento indicado.

“Todo o Hospital será local de trabalho da equipe e mais especificamente, teremos uma atuação mais presente nas Unidades de Terapia Intensiva, no Centro Cirúrgico e no Bloco Odontológico, montado especificamente para este serviço”, afirma Luiz Viegas, cirurgião dentista, patologista bucal, coordenador do serviço, juntamente com as referências técnicas da Saúde Bucal, Andréa e Cleide.

Os procedimentos, incluindo as cirurgias serão realizados de segunda a sexta-feira por uma equipe multidisciplinar integrada por 06 cirurgiões dentistas, sendo 02 especialistas em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais, 03 cirurgiões dentistas patologistas bucais e 01 cirurgião dentista especialista em pacientes com necessidades especiais, além de 01 auxiliar em saúde bucal.

Serviços continuados

A integração da rede de saúde bucal em Betim começa pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a assistência em saúde bucal básica, onde são ofertados tratamentos odontológicos restauradores e acompanhamento preventivo em clínicas odontológicas localizadas.
Para casos um pouco mais complexos, existe, na rede, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que é credenciado pelo Ministério da Saúde para atender áreas específicas da saúde bucal, que não podem ser resolvidas nas UBS como: estomatologia (lesões de boca), endodontia (canal), periodontia (gengivas), cirurgias orais menores e o tratamento de usuários com necessidades especiais que, por colaborarem durante a realização do tratamento, não precisam ser encaminhados para tratamento sob sedação ou anestesia geral no Hospital Regional.
Para o atendimento de urgências odontológicas como dor aguda, hemorragias na boca, traumas e rosto inchado, foi inaugurado o Pronto-Socorro Odontológico 24 horas, na UAI Teresópolis, um espaço especialmente montado, onde sete cirurgiões dentistas se revezam em regime de plantão, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
A saúde bucal conta ainda com projetos específicos voltados para crianças e adolescentes. O Projeto “Cuidando do Sorriso” que é voltado para crianças de 0 a 5 anos de idade, com o objetivo de prevenir e tratar as cáries. São realizados exame odontológico clínico visual, orientação de higiene bucal, escovação supervisionada e agendamento para tratamento odontológico nas UBS, conforme a necessidade do usuário.  Neste ano, participarão do projeto 66 creches, totalizando mais de 9 mil crianças avaliadas e atendidas.

“Salvando os Molares” é um projeto de promoção da saúde e prevenção que acontece nas Escolas Municipais, em escolares de 6 a 16 anos. O objetivo é prevenir as cáries em dentes molares permanentes e restaurar os que apresentam lesões.  Implantado em todas as clínicas odontológicas desde 2010, onde são realizados exame odontológico clinico visual, orientação de higiene bucal, escovação supervisionada e agendamento de todos os alunos que apresentam dentes permanentes (1º e 2º molares) com alguma necessidade de tratamento odontológico. Em 2011, o projeto atendeu em torno de 32 mil alunos de 51 escolas municipais. Foram examinados 100 mil dentes molares permanentes e, destes, 18.164 demandaram algum tipo de intervenção, sendo, portanto, recuperados.

(Fonte: Assessoria)

É esta á  Área da saúde que queremos para a Nossa Aroeira, e não o que vemos hoje, uma saúde completamente falida com o um Hospital pintado com as cores do prefeito sem está funcionando isto é uma vergonha para nossa cidade tão querida, nós seus filhos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário