Implementada
em outros dez países, a campanha no Brasil recebeu o slogan “Liberdade não se
compra. Dignidade não se vende”
A
campanha Coração Azul, que atua contra o tráfico de pessoas, foi lançada no
Brasil na quinta-feira (9). A ação faz parte de uma parceria entre o Ministério
da Justiça, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a
Rede Globo de Televisão. Por sugestão do Ministério da Justiça, a cantora
baiana, Ivete Sangalo, foi nomeada pelo organismo internacional como
Embaixadora Nacional da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas. Divulgação
/ Blog da Justiça Implementada em outros dez países, a campanha no Brasil
recebeu o slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende”, que
expressa o princípio base do trabalho que
vem sendo realizado no enfrentamento ao tráfico de pessoas e reforça a luta
contra este crime no País. Para divulgação da campanha, foi criado o site Coração Azul. Segundo estimativas da
Organização das Nacões Unidas (ONU), mais de 2,4 milhões de pessoas são vítimas
de tráficos, para fins sexuais ou mão de obra, onde mulheres e crianças
representam cerca de 80% das vítimas. Para o ministro Eduardo Cardozo, a
divulgação de campanhas e a denúncia das vítimas são peças chaves para conter o
tráfico de pessoas no Brasil e no mundo. "Crime não denunciado é crime
oculto, e crime oculto é crime não punido", destacou. De acordo com o Relatório Global sobre Tráfico de
Pessoas 2012, publicado em dezembro pelo UNODC, 27% de todas as vítimas de
tráfico de pessoas oficialmente detectadas no mundo, entre 2007 e 2010, eram
crianças. (Camapanha)
A campanha Coração Azul terá ampla divulgação pelos meios de comunicação, onde
as pessoas terão conhecimento do que o símbolo representa. A ideia é fazer com
que todos os cidadãos compartilhem e divulguem a campanha. Empresas,
organizações e entidades também podem participar. O Coração Azul
representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e remete a
insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da
cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a
luta contra esse tipo de crime que atenta contra a dignidade humana.
O lançamento da campanha ocorreu no Ministério da Justiça, em Brasília e contou
com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; a ministra da
Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a ministra da Secretaria das
Mulheres, Eleonora Menicucci; o defensor-geral federal, Haman Tabosa de Moraes
e Córdova; o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão; o vice-presidente de
Relações Institucionais das Organizações Globo, Paulo Tonet Camargo, da cantora
Ivete Sangalo e do diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov.
Fonte: Portal
Brasil
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