sábado, 28 de junho de 2014

CENTRAC implementa tecnologias em Aroeiras- PB

Suzana Nascimento - Comunicador popular da ASA, Aroeiras – PB, CENTRAC está atuando pelo P1+2 na Paraíba | Foto: Suzana Nascimento

No dia 17 de junho, a equipe do Centro de Ação Cultural (CENTRAC) visitou implementações de tecnologias de captação de água concluídas no município de Aroeiras, no Agreste Paraibano, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). No local, serão construídas 50 cisternas-enxurrada e 50 cisternas-calçadão, ambas com capacidade para captar e armazenar 52 mil litros de água.

Na comunidade beneficiada, em Aroeiras, a equipe visitou a agricultora Graziele Silva de Arruda, que conquistou a cisterna-enxurrada. A construção na casa da agricultora durou 11 dias, e a implementação foi uma das primeiras a ser concluída. Graziele afirma que ela e seu esposo, Everaldo Trajano, já estão planejando aumentar a plantio de fruteiras e vão começar a produzir verduras. Também pretendem adquirir mais caprinos e suínos. 

“Com a chegada deste benefício em nossa propriedade, nossas expectativas são boas, pois agora vou produzir minhas verduras e não vou mais ter que comprar”, comenta Graziele. O P1+2 viabiliza tecnologias para captação de água da chuva voltadas para a produção de alimentos e a criação de animais em todo o Semiárido Brasileiro. 

O Programa surgiu a partir da experiência bem sucedida das organizações da Articulação do Semiárido Brasileiro através do  Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), que desde 2003 vem construindo reservatórios para captação de água de chuva voltados para o consumo da família (capacidade de 16 mil litros).  Os dois programas se inserem em um conjunto de dinâmicas e ações da ASA na promoção da convivência com o Semiárido e o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica.

O CENTRAC executa o P1+2 nos municípios de Aroeiras, Itabaiana e Mogeiro, que fazem parte do território de atuação do Fórum de Liderança do Agreste (FOLIA), e nos municípios de Caraúbas e Barras de São Miguel, da Região do Coletivo ASA do Cariri Oriental (CASACO), totalizando assim 450 implementações. Destas, serão construídas 225 cisternas calçadão e 225 cisternas de enxurrada, totalizando 450 implementações que estarão construídas até janeiro de 2015, atendendo a mais de 2.200 pessoas.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário