domingo, 29 de junho de 2014

Famílias agricultoras participam de capacitação para produzir alimentos com água da chuva

Hana Raquel Leal - comunicadora popular da ASA, Entre repentes e versos, os agricultores também tiraram dúvidas e trocaram experiências | Foto: Arquivo EFPT 

Cerca de 40 agricultores do município de Colônia do Piauí, a 247 km de Teresina, cadastrados no Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), participaram do curso de capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos (Gapa) na última quarta-feira (25). Ao todo, em Colônia, 50 famílias serão beneficiadas com tecnologias que guardam água da chuva para produzir alimentos até o início de 2015. 

O curso foi ministrado por Edinalva Costa, que abordou temáticas sobre o Semiárido e as diversas formas de se conviver melhor com suas particularidades. Usando uma dinâmica participativa, a facilitadora apresentou ainda tipos de plantações e as criações apropriadas para as características climáticos da região.

Os agricultores presentes também conheceram o P1+2 apresentado por Genival Araújo, coordenador do programa na Escola de Formação Paulo de Tarso, que também falou sobre a política de acesso à água defendida pela Articulação Semiárido (ASA), da qual a Escola de Formação faz parte. Branco Marinho, vice-presidente da EFPT, também participou do evento fazendo um histórico da instituição.

A participação das famílias também fez parte da programação do curso. Entre repentes e versos, os agricultores tiraram dúvidas, trocaram experiências e expuseram suas expectativas sobre a tecnologia que iram receber, as cisternas-calçadão.

Seu José Alexandre, conta que o que seu desejo é plantar as coisas que gosta, como macaxeira, milho e fazer uma horta. A agricultora Maria Zuleide disse que acabou vindo morar na cidade porque não tinha água para fazer suas hortas, mas o custo de vida na cidade é alto, a taxa de água que gasta para manter seus canteiros é muito grande, com a cisterna-calçadão ela e seus filhos pretendem voltar pra roça e trabalhar na própria terra.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário