sábado, 16 de agosto de 2014

Agricultores e agricultoras do Município de Mato Grosso participam de intercâmbio intermunicipal em Pedra Lavrada (PB)

Aparecida Ferreira - comunicadora popular da ASA, Pedra Lavrada – PB; Agricultores trocando saberes | Foto: Aparecida Ferreira / Arquivo STR Aparecida

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida, Unidade Gestora do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro.

A (ASA), realizou no dia 16 de julho um intercâmbio intermunicipal na comunidade de Canoa de Dentro, município de Pedra Lavrada (PB), com os agricultores do município de Mato Grosso (PB), com o objetivo de visitar experiências exitosas de agricultores que assim como eles aprenderam a conviver com o Semiárido a partir das diversas tecnologias sociais.

A visita se deu em duas experiências: na primeira os agricultores (as) tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de seu Efigênio Alves. A partir da cisterna-calçadão e da implantação do caráter produtivo, ele, juntamente com sua família, vem gerando renda.  

Na oportunidade os agricultores (as) conheceram o Centro de Beneficiamento Filhas da Terra que vem beneficiando diversas frutas, tendo como principal fonte de renda o beneficiamento do umbu.

A visita de intercâmbio serviu de experiência para os agricultores (as) que em diversos momentos compreenderam que para conviver no Semiárido basta aprender práticas simples e ter água estocada para garantir a produção e a criação animal. 

“Para garantir tudo isso que vimos aqui hoje é somente acreditar que a mudança existe e que para isso acontecer temos que valorizar os eventos e reuniões e eu iremos voltar para o meu lugar com muitas novidades, e eu tenho certeza que todos que vieram também pensam assim”, destacou Geraldo João de Oliveira (Comunidade de Logradouro Mato Grosso – PB). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário