quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ASDP realiza capacitação de pedreiros para cisternas de 16 mil litros

Eduarda Azevedo - Comunicadora popular da ASA, Teixeira – PB; Capacitação apresentou as várias etapas de construção das cisternas de placas | Foto: Chalana Farias, Pedreiros recebem certificado ao final do curso | Foto: Chalana Farias

Aconteceu, no período de 12 a 16 de agosto, na comunidade Sabonete, no município de Teixeira (PB), uma capacitação de pedreiros para construção de cisternas de placas de 16 mil litros. A atividade faz parte do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação do Semiárido Brasileiro, e foi executada pela Ação Social Diocesana de Patos (ASDP/PROPAC).

O curso capacitou 10 pedreiros e desenvolveu uma metodologia para construção de quatro cisternas, a partir dos conhecimentos já experimentados em comunidades rurais. O objetivo principal do curso foi à formação de novos profissionais e o fortalecimento da geração de renda para as famílias envolvidas. 

A coordenadora do P1MC pela ASDP, Juvênia Mércia, fez uma explanação do que é o programa, passo a passo para a construção, além da dinâmica da ASA. “Para que esses resultados possam ser alcançados, a ASA conta com a parceria de pessoas físicas, empresas privadas e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome”, explicou.

Juvênia Mércia também debateu com os participantes os pontos principais e requisitos para a participação da capacitação. Dentre eles um dos mais importantes que é o papel do pedreiro: “dentre esses pontos destacam-se: a questão do diálogo com a família que será beneficiada, a conferência do material, a questão de manter uma boa relação com a família, e o principal, a realização e a conclusão de um trabalho de qualidade”, destacou. 

Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais da comunidade Sabonete, Damião Aires, esta capacitação é muito importante para a comunidade. “Um grande benefício para a comunidade. Porque nós temos seis pedreiros sendo capacitados que participarão da construção das cisternas das famílias dessa região”, destacou. As cisternas de 16 mil litros possibilitarão, às famílias, o acesso à água potável de qualidade para beber e cozinhar.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário