sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Famílias da comunidade Serra da Mata Grande, no Piauí, participam de capacitação em Sisma

Junior Oliveira - Comunicador popular da ASA, Simões – Piauí; Foto: Agricultores/as no momento da formação. Junior Oliveira/ Arquivo Asacom

Famílias agricultoras que conquistaram as tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) estão participando entre os dias 03 e 05 deste mês, de uma capacitação em Sistema Simplificado de Manejo de Água (Sisma) para a produção de alimentos. A atividade está sendo realizada na comunidade Serra da Mata Grande, na zona rural do município de Simões (PI). 

O Sisma constitui a segunda etapa de formação para as famílias que conquistaram as tecnologias sociais do P1+2, projeto desenvolvido com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e realizado através do Centro de Estudos Ligados a Técnicas Alternativas (CELTA).

A primeira capacitação no município de Simões foi em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (Gapa), realizada entre os dias 15 e 17 de agosto. O conteúdo da capacitação abrange práticas de produção agroecológicas, tais como:

metodologias e técnicas de produção adequadas ao Semiárido, manejo de água para irrigação, produção e uso de defensivos naturais e armadilhas, entre outros.

O trabalho em mutirão também faz parte da programação do curso. Os agricultores e agricultoras tiveram a experiência da produção de um canteiro na casa da senhora Maria Judite dos Reis Silva, moradora da comunidade. As famílias acessarão os materiais para construir um canteiro na própria casa.

A importância da participação no curso esteve presente na fala de dona Benedita Bertolina da Conceição. “Mesmo com as tarefas do dia a dia para serem feitas, nós também temos compromisso com o conhecimento e é por isso que estamos aqui, para aprender", afirmou.

A agricultora lembrou que recentemente participou do intercâmbio realizado na cidade de Pedro II, Piauí. "Foi um momento de muito aprendizado, o qual vou levar pra toda a minha vida”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário