sábado, 20 de setembro de 2014

Sergipe diz sim à Reforma Política

Mario Juréia - comunicador popular da ASA, Aracaju | SE; Entidades da ASA Sergipe participaram do Plebiscito Popular | Foto: Arquivo CDJBC

Em Sergipe, os movimentos sociais já apuraram cerca de 90% das 1,5 mil urnas instaladas nos 75 municípios em consulta popular ocorrida entre os dias 01 e 07 de setembro pela formação de uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema política brasileiro. Com mais de 184 mil votos apurados, mais de 98% dos sergipanos disseram “Sim” à proposta defendida pelos movimentos sociais em nível nacional.

O resultado parcial do plebiscito em Sergipe foi divulgado nesta terça-feira, 16, por representantes do Movimento Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Trabalhadores\as em Educação (Sintese), Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH) e Marcha Mundial de Mulheres e Movimento Estudantil. Estão são apenas algumas das 32 entidades que organizaram o plebiscito nos municípios sergipanos.

Até o momento foram cerca 184 mil votos contabilizados em Sergipe, 181.074 eleitores disseram “Sim” à criação da Assembléia Nacional Constituinte para propor a reforma política no pais, o equivalente a mais de 98%. Apenas 2.735 foram contrários à proposta defendida pelos movimentos sociais. Foram contabilizados 69 votos em branco e outros 146 votos nulos.

A Coordenação Estadual do Plebiscito em Sergipe pretende concluir toda a apuração até a próxima semana. Após a totalização dos resultados, a Coordenação enviará todas as cédulas e listas de votação para a Coordenação Nacional.

Para a comunicadora popular da Sociedade de Apoio Sócio Ambientalista e Cultural (SASAC) e da ASA-Sergipe Daniela Bento a reforma política possibilitará mudanças relevantes em todos os setores da nossa sociedade, e a diretoria da sua instituição compreende que essa mudança contribuirá diretamente na atuação feminina na política assim bem como com a quebra no monopólio das mídias.

O trabalho de mobilização aconteceu tanto em comunidades rurais do município de Simão Dias, como na sede através de programas de rádios. A SASAC montou urnas e forneceu material de divulgação e votação para as comunidades, somando um total de 05 sendo, Areal I e II, Colônia Gov. Valadares, Apertado de Pedras, e sede do município. 

O Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), montou uma urna na sede da instituição e colaborou com a votação no encontro territorial da ASA, realizado na semana da votação. 
As instituições que compõem a ASA - Sergipe registraram 241 votos, sendo 239 sim e 2 votos não. 
O resultado final da votação será divulgado no dia 24 de Setembro, em Coletiva de Imprensa. Em seguida, os resultados do Plebiscito Popular serão entregues aos três poderes: Presidência da República (Executivo), Congresso Nacional (Legislativo) e Supremo Tribunal Federal (Judiciário), como forma de pressionar, especialmente o Congresso, por um Plebiscito Oficial com o mesmo tema do Plebiscito Popular.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário