terça-feira, 7 de outubro de 2014

ASPA e STR Aparecida realizam I Encontro Comunitário Municipal no Alto Sertão Paraibano

Mayana Cibele - Comunicadora popular da ASA, Souza – PB; Participantes relataram experiências de vida | Foto: Mayana Cibele; A cultura popular teve espaço no Encontro | Foto: Mayana Cibele

Em clima de muita descontração, mais de cem agricultores e agricultoras de comunidades dos municípios de Conceição, Pombal, São Domingos, Sousa e Riacho dos Cavalos relataram suas histórias de lutas e superação durante o Encontro Comunitário Municipal. O evento foi realizado no ultimo dia 30 de setembro de 2014, na sede do Instituto Tecnológico da Paraíba (IFPB), campus Sousa.

A iniciativa foi realizada através de uma parceria entre ASPA, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aparecida (STR Aparecida) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

Com a coordenação de Eudes Costa, coordenador do P1+2 pela ASPA, e Aparecida Ferreira, comunicadora popular pelo STR Aparecida, e grandes parceiros, como seu Gessinho, vice presidente do STR Sousa, Valéria Rita, presidente do STR Aparecida, João Lima, animador local e representante do STR do município de Pombal, dona Netinha, da comissão municipal de Conceição.

Maximino Severino, presidente da ASPA, Jamilton Neves, coordenador do P1+2  pelo STR Aparecida, e João Neto, agricultor assentado da reforma agrária e vereador do município de Aparecida.

Eles e elas relataram temas como: a importância, seriedade e credibilidade dos programas (Um Milhão de Cisternas e Uma Terra e Duas Águas) nas comunidades, as melhorias na vida dos agricultores e agriculturas, a importância do encontro no fortalecimento da convivência no Semiárido, o apoio e a união entre as instituições, contribuindo para o enriquecimento dos municípios. 

Ainda pela manhã, agricultores que também são violeiros fizeram uma breve apresentação de repentes, com o tema da convivência com Semiárido, onde cantaram suas historias de vida e a trajetória da ASA nos seus 15 anos, tudo contado com muita alegria, formando belas rimas.

No período da tarde, seu Isaias, da comunidade de Monte Alegre, município de Pombal, mostrou sua história sistematizada, com muito orgulho de ser agricultor e viver do que produz.

Em seguida, o também agricultor, conhecido como Carlão, da comunidade de Alto Quente, município de Conceição, contribui com as palavras de seu Isaias, mostrando suas experiências, que começou bem antes de ser beneficiado com a implementação do programa P1+2.

Em seguida, Joaquim Junior fez uma pequena demonstração, dos impactos ambientais causados com a chegada das implementações, mostrando que além dos benefícios oferecidas aos agricultores a natureza também é contemplada.
“A ASA vem nos fortalecendo, com seus pensamentos positivos, nos orientando para evitar o uso do veneno e do fogo, duas coisas que venha trazendo muitos problemas para nossa região”, diz o agricultor Francineto. 

Para concluir, foi realizado um momento muito rico em conhecimento com Anchieta Assis, que mostrou a todos a trajetória da ASA, que teve sua fala completada por agricultores e agricultores, dizendo que a ASA e eles são um só, formam uma grande família, que lutam pelas mesmas coisas e que se fortalecem juntas.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário