segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Monges quebram silêncio e anunciam voto a Dilma

Monges e monjas da Igreja Católica em Alagoas declaram  voto a Dilma no 2º Turno

Uma comunidade de monges e monjas que vivem em Catita, Mosteiro do Discípulo Amado, em Alagoas, quebrou o silêncio para declarar voto a Dilma, no segundo turno das eleições. Segundo uma carta divulgada por eles, para todo Brasil, Dilma Rousseff representa a pobreza, já Aécio Neves é um emissário dos mais ricos do país. “Se eleito o seu candidato, quem vai ganhar são os mais ricos, como sempre fez o seu partido, o PSDB”, diz a carta.

Aqui no Catita, lugar acolhedor de matas, rios e nascentes, a uns 120 km de Maceió, AL, vivem há vinte anos da oração e do trabalho uns monges e monjas católicos/as que acolhem muita gente e prestam atenção ao que acontece no mundo e no Brasil. Eu que escrevo sou um deles e me chamam comumente Irmão João.

Gosto muito de ser assim chamado. Lembra-me sempre meu apelo fundamental de ser irmão em casa e fora de casa, no seguimento de Jesus o Irmão Universal.  Vivemos no silêncio, mas às vezes somos obrigados a falar e até a gritar... Na mais fiel tradição monástica de nossa Igreja.

Prestamos atenção a tudo o que interessa ao nosso povo. Principalmente ao povo dos pobres e empobrecidos. Até porque nosso mosteiro está plantado numa região cercada de famílias de baixa renda, de casinhas de taipa, de filhos e maridos trabalhadores rurais e no corte de cana. Desse lugar enxergamos bem melhor em quem devemos votar.

Vou logo dizendo que já escolhemos em quem vamos votar. Porque, conversando com nosso povo, dá para saber o que é mais próximo do que é certo e o que não é de jeito nenhum. Nosso voto aberto é para... Dilma, Presidenta! Com muito gosto e convicção. Se a oposição a Dilma se permitisse dizer com liberdade o que lá no fundo tem vontade, ia dizer que, se eleito o seu candidato, quem vai ganhar são os mais ricos, como sempre fez o seu partido, o PSDB.

Ia dizer se tivesse coragem: nós lucramos bastante com a Dilma e o PT no governo, mas ainda é pouco. Queremos voltar aos bons tempos em que as privatizações nos faziam acumular dinheiro em nossos bancos. Nossas rendas estão ameaçadas pela redistribuição da renda jamais acontecida e que a Dilma e seu PT fizeram, tirando da miséria quase quarenta milhões de brasileiros e brasileiros.

Ia dizer: Mesmo assim vai sobrar alguma migalha para os pobres. Até para os pobres do Nordeste que não aceitaram seu candidato... Esse negócio de Bolsa-família e outros projetos sociais só trouxeram prejuízo para uma renda maior dos mais ricos, nossos aliados.

Ia dizer ainda: pra que pobre negro e favelado em shopping, andando de avião, querendo ter filhos estudando aonde até agora só os nossos filhos e filhas vão, até no estrangeiro? Ia dizer: Se a Dilma ficar mais tempo, vai ver que vai descobrir o que nós escondemos debaixo do tapete quando estávamos no poder. Por isto também não pode ser reeleita.

Diria ainda: Essa Comissão da Verdade... vai escavacar coisas que deviam ser esquecidas e que escondemos e agora reveladas, o que incomoda a muita gente bem sucedida. Por isso é bom que Dilma caia fora antes que seja tarde e o povo saiba de tudo...

Diria: Perdemos Minas para o PT. Certamente foi o voto de ignorantes ou fanáticos que nos derrotaram, reprovando nosso mandato. São os votos desses mal preparados que nos ameaçam perder no Brasil.

E ainda mais: Temos de apontar o tiro certeiro para a corrupção que descobrimos neste governo, embora, confesso, não jogaria a primeira pedra, pois também cá entre nós, isto também havia no nosso governo. Assim, repetindo diariamente tanto na nossa mídia os escândalos da Petrobrás tira o foco nas grandes mudanças que houve com a Dilma e que nós não conseguimos fazer nem em Minas nem no Brasil...

Os contra Dilma iriam dizer muito mais. Para terminar parece que diriam, mas nunca vão fazer isso:Nossos velhos aliados dos Estados Unidos, do FMI, do Banco Mundial e dos grandes canais de TV, a grande mídia, não querem mais Dilma e o PT. Temos de estar com eles, pois só temos a ganhar... Alegria de pobre dura pouco mesmo. Vote no nosso candidato Aécio Neves!

 Eu e minha comunidade não temos nada a esconder. Por isso dizemos: vamos com Dilma, porque sabemos das falhas deste governo, mas sabemos sobretudo que estamos no rumo certo. Não queremos perder a chance de acertar ainda mais e errar menos. Não deixa de ser duro criticar o que está dando certo.

Catita, Mosteiro do Discípulo Amado, Alagoas, 10 de outubro de 2014; Ir. João Batista e monges e monjas do Catita

Fonte: Frei Anastácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário