segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Agricultura familiar, alimentos sem veneno e Agro ecologia no contexto do século 21

Aconteceu nesse sábado dia 01/11/2014 no colégio Major José Barbosa a reunião da comissão Hídrica do Folia (fórum) de lideranças do Agreste com as presenças de Solange, Saulo, Ironildo, Raminho Mendes, Geraldo Lima, Seu Reginaldo, Néia Sousa, Madalena e Olímpia do CENTRAC,  e João do Violão conselheiro do Orçamento Democrático Estadual.

O tema foi, debatendo sobre o programa P 1 + 2 e a tenda da Ecologia com produtos sem Agrotóxico livre de venenos, alimentos saudáveis  para uma boa saúde, e uma melhor qualidade de vida melhor, produtos produzidos a partir das Cisternas de segunda água, Calçadão e de Enxurradas.

No momento foi feito um levantamento e nos foi informado, que já foram construídas 72 Cisternas grandes com capacidade para armazenar 52 mil litros de água para que seja produzidos alimentos de primeira qualidade pelo o Agricultor e Agricultora familiar do Município de Aroeiras- PB, nesse ano de 2014, e, faltando ainda para ser construídas 29 cisternas Grandes.

A nossa reunião ficou bastante acalorada com o debate sobre a tenda de produtos produzidos sem venenos com as famílias que foram contempladas com com as cisternas de segunda água, A comissão presente ficou cada um responsável por uma atividade, eu João do violão fiquei responsável pela divulgação da Freira de produtos Agro ecológico, fiquei para coordenação da comunicação.

Todos chegamos a um bom senso que é preciso fortalecer os Bancos de sementes Crioulas e semente da paixão, como  os que já funciona como o do Bernardo e o das Guaribas de Quatro Cantos, No momento nos foi passado as informações que vários produtores que ganharam as Cisternas Grande Já estão produzindo alimentos saudáveis.

Em Chá dos costas Ironildo já´está produzindo Coentro, Alface e Pimentão; Já na Ladeira do Chico, Raminho Mendes produz Couve, Alface, Coentro, e Tomate, no momento só para o consumo, e Néia Sousa também produz Coentro, Alface, Cebola e Couve e está e já vendendo  para os seus vizinhos; já seu Reginaldo também está produzindo verduras  e comercializa em sua barraca na Feira livre de Aroeiras.

Em breve a população de Aroeiras vai poder contar com as Barracas de produtos saudável sem a presença de Veneno, produtos de primeira qualidade vindo do nosso próprio município, e, em breve estaremos fazendo uma grande mobilização  alertando toda a população dos riscos e perigos de se consumir alimentos com Agrotóxicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário