sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Natal, início de uma Nova Vida, em Cristo Jesus

Nascimento, vida e plenitude. Estamo-nos preparando para a despedida do ano que se encerra e nos preparando para uma nova jornada no novo ano que se inicia.

Esses dias que ainda nos restam, são importantes para uma reflexão, sobretudo no que se refere à violência programada, silenciosa e orientada, que vem se radicando no seio da sociedade em geral buscando a legitimação.

Foram muitos os desafios que enfrentamos no corrente ano de 2014 e entre eles o combate ao Tráfico de Seres Humanos, tema da campanha da fraternidade de 2014:

Fraternidade e Tráfico Humano. Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou. Este tema foi e continua sendo prioridade absoluta para a Igreja do Brasil e no mundo.Escolhido pela CNNB por ser a modalidade de crime mais gritante de todos os tempos e que reduz os seres humanos ao mais bárbaro dos seres viventes. 

Este crime fere e mata a humanidade que habita no ser de cada pessoa, esvaziando- os da essência humana, matando-os em todas as suas dimensões: físicas, psíquicas, ética, moral, espiritual, e principalmente a perda da própria dignidade humana.

Conduzidos pelo Espírito Santo, os Bispos do Brasil, reunidos em conferencia da CNBB, escolheram o tema para a campanha da Fraternidade de 2015 que vem dar continuidade à campanha deste ano de 2014.Compreender os principais desafios da situação atual. Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa humana.

Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidaria. (CNBB – CF – 2015)

Com esta opção, a Igreja do Brasil continua defendendo a vida e combatendo toda forma de opção pela morte, e entre tantos desafios reforça a urgência de se combater o tráfico de órgãos humanos.Prostituição, trabalho escravo e tantas outras modalidades de crimes contra o corpo, a vida, a moral e a dignidade da pessoa humana.

Esta luta continua sendo prioridade na Campanha da Fraternidade de 2015, que traz o Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade. Lema: Eu vim para Servir (Cf. Mc10, 45). Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como resgate em favor de muitos.

Os desafios são grandes e virão pela frente outros ainda maiores. Somos uma comunidade oprimida pela violência política, econômica e social, mas precisamos superar os obstáculos e ariscar a própria vida, se preciso for, para resgatarmos nossos irmãos das presas dos predadores, que são muitos.

Precisamos exigir dos governantes políticas seria no combate a toda forma de corrupção exploração dos recursos materiais e humanos, que vem sendo sucateados sem escrúpulo.
Conscientes de que somos o Evangelho vivo e viemos com a missão de servir; vamos aguardar o Menino que vem da periferia com seus pais, para nos indicar o caminho.

Para nos libertar das correntes da opressão, do medo e com ele nasceremos para vida plena tão esperada: o Natal está chegando, um Santo Natal para todos os povos! Maria Elilda dos Santos

Fonte: site.adital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário