terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Agricultores e agricultoras aprendem nova forma de convivência com o Semiárido

Isabela Rodrigues - Comunicadora popular da ASA; Agricultores e agricultoras preparando a terra para a horta. | Foto: Isabela Rodrigues/Arquivo Cedcma; Conhecimento sobre horta sapuco partilhado em intercâmbico. | Foto: Isabela Rodrigues/Arquivo Cedcma

Em busca de novas formas para a convivência com o Semiárido, agricultores e agricultoras familiares da comunidade Jiquirí, em Minador do Negrão, Alagoas, aprendem a fazer a horta sapuco. O conhecimento sobre a horta foi compartilhado durante intercâmbio pelo agricultor experimentador Alcides Ferreira Santos, da comunidade Lagoa do Roçado, do município de Monte Alegre, em Sergipe.

A horta sapuco foi construída próxima à cisterna-calçadão dos agricultores Vanúsia Lourenço da Silva Barros e Fernando Barros da Silva, que já tinham algumas plantações no quintal de casa. “Eu gostei dessa ideia, nunca tinha visto um canteiro assim. Com certeza vou aumentar a produção no quintal. Se eu já não ia mais para feira, agora é que não vou mesmo”, diz o agricultor Fernando. 

As famílias presentes sentiram-se incentivadas a aumentar a produção do quintal de casa. “Por enquanto são poucas as plantações que tenho em casa. Estou esperando as sementes e as telas do caráter produtivo para começar a plantar mais. Preciso cercar a área de plantio para plantar, porque na minha casa tem muita galinha. Essa horta é uma boa ideia, vou fazer no quintal de casa”, diz a agricultora Cícera Pereira da Silva Lima. 

A horta sapuco foi implementada pela equipe da UGT Cdecma. O objetivo da equipe é disseminar a horta para todos os agricultores e agricultoras que participam do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário