terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Truques para enriquecer suas refeições

Veja as dicas a seguir para uma alimentação mais saudável

No café da manhã, comece pela ponta saudável do bufê: De quem come fora, 86% enchem os pratos de café da manhã com frutas quando as vêem primeiro, mas apenas 54%; escolhem frutas quando começam com itens altamente calóricas como ovos com queijo e bacon. Fique com as balas embrulhadas:

As pessoas comeram 30% menos balas quando tiveram de desembrulhá-las, concluiu um estudo suíço. Desembrulhar dá trabalho, o que pode fazer a maior parte dos comilões consumir menos. Sem falar no ruído do papel que nos denuncia. Acabe com os petiscos no cinema:

Uma pesquisa descobriu que pessoas acostumadas a comer pipoca tinham mais chance de petiscar, mesmo quando a pipoca já não estava “fresca”, enquanto as que normalmente não comem pipoca no cinema comeram menos quando o sabor já estava passado. Pare para perceber o sabor da comida. Use pratos menores:

Em um estudo clássico da Universidade de Cornell, especialistas em nutrição, sem perceber o que faziam se serviram de 31% a mais de sorvete em uma tigela de 1 litro do que em uma de 0,5 litro. E aqui as sugestões dos nossos editores: Tome um café da manhã maior que o jantar:

Um grupo de mulheres obesas consumiu 700 calorias no café, 500 no almoço e 200 no jantar. Outro grupo comeu os mesmos alimentos, mas com 200 calorias pela manhã e 700 à noite. Depois de 13 meses, as do café reforçado perderam mais de 8 quilos, enquanto as do jantar farto só perderam cerca de 3. No almoço ou no jantar, comece com verduras:

Para garan­tir que a refeição contenha o maior número possível de vitaminas, minerais, fibras e com­postos químicos protetores da saúde, co­mece a refeição com uma sopa de legumes ou uma salada. Legumes e verduras não são calóricos e você vai comer menos do prato principal, provavelmente mais rico em calorias. Dê um toque especial à salada:

Um bom molho tem o poder de transformar uma salada num banquete. Use azeites tempe­ra­dos (com ervas, limão, pimenta ou alho) ou um pouco de vinagre balsâmico. Use um borrifador para o azeite a fim de manter as calorias e o teor de gordura baixos. Eis duas maneiras fáceis de enriquecer a dieta de quem acha difícil aumentar o número de porções diárias de verduras e legumes: Acrescente frutas e hortaliças ocultas:

Faça um purê com le­gumes levemente refogados, como cebo­la, aipo, pimentão vermelho, couve-flor ou cenoura. A seguir, misture esse purê a molhos, enso­pados e sopas para dar sabor e uma dose extra de vitaminas e antioxidantes.

Substitua metade da manteiga ou do óleo das re­cei­­tas de bolos por maçãs ou ameixas secas em purê. Acrescente cerca de 5 colheres (sopa) de água para cada 100 g de maçãs cozidas ou ameixas reidratadas e descaro­çadas e bata no li­quidificador para fazer o purê. Ou, para uma sobremesa rápida, acrescente esse purê ao iogurte natural. Prefira o básico:

Quando escolher ingredientes para a sua salada em um bufê self-service, evite extras do tipo queijo, salame, presunto, croûtons e molhos à base de maionese – calorias e gorduras a mais. E não tenha medo de pedir se quiser algo diferente. Se desejar legumes sem manteiga ou um peixe sem molho, peça-os exatamente assim. A maioria dos restaurantes fica feliz em servir bem os seus clientes.

Fonte: http://www.selecoes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário