quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Luiz Couto registra opinião de pesquisador sobre crise do desabastecimento d’água

Luiz Couto (PT) fez referência, no plenário da Câmara Federal, a uma entrevista Luiz Couto registra opinião de pesquisador sobre crise do desabastecimento d’água 

O deputado do professor e pesquisador Altair Sales Barbosa, concedida a um veículo de comunicação de Goiás, sobre a extinção do Cerrado e a crise do desabastecimento.

Couto destacou a afirmação do professor de que “o Cerrado já está extinto como bioma, o que deve provocar o desaparecimento dos reservatórios de água, o que já vem ocorrendo, a exemplo da crise de água em São Paulo que foi só o início do problema”.

O parlamentar disse que Altair Sales sugere que é preciso haver real mudança de hábito e da forma de observar os bens patrimoniais do planeta. “O pesquisador advoga que a água passe a ser uma questão de segurança nacional, e que o mesmo ocorra com relação à vegetação nativa”, completou.

Luiz Couto frisou que o professor alerta que isso só se consegue com investimento muito alto em educação, mudando a mentalidade de educadores. Para ele, prosseguiu o parlamentar, as escolas têm de trabalhar a consciência e não apenas o conhecimento.

Couto ressaltou que para Altair Sales a questão da seca não se resume somente à falta de água. “O pesquisador entende que faltam soluções para resolver a sua má distribuição e as dificuldades de seu aproveitamento.

“Destaca que a tragédia da seca encobre interesses escusos daqueles que têm influência ou são economicamente poderosos, que procuram eternizar o problema e impedir que ações eficazes sejam adotadas”, acrescentou.

Luiz Couto finalizou o registro parabenizando Altair Sales, que é professor e pesquisador com graduação em Antropologia pela Universidade Católica do Chile e doutorado em Arqueologia Pré-Histórica pelo Museu Nacional de História Natural.

 Em Washington (EUA), e se colocando ao lado de “todos os defensores do meio ambiente nesta incansável luta de conscientização e políticas de preservação ambiental”.


Fonte: Ascom do Dep. Luiz Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário