sexta-feira, 13 de março de 2015

Diaconia realiza Encontro de Avaliação com agricultores e agricultoras familiares

André Araújo - comunicador popular da ASA; Umarizal | RN; Diaconia realizou Encontro Territorial de Avaliação | Foto: arquivo Diaconia

A Diaconia realizou nos dias 5 e 6 de março, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Umarizal, RN, o Encontro Territorial de Avaliação do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), com as famílias que conquistaram as tecnologias dos municípios de Alexandria, Martins e Umarizal.

Com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas durante a execução do programa, o evento contou com a participação de mais de 70 agricultores e agricultoras, pedreiros e integrantes das comissões municipais que estiveram envolvidos diretamente no processo de implementação das tecnologias sociais de acesso à água.

No primeiro dia, a programação contou com a mesa de abertura, composta pela presidente do STTR Aurineide Pereira, o Secretário de Agricultura Eliete Bezerra, o Gerente do Banco do Brasil Robson Namara e a agricultora Elizabete Oliveira. Em seguida, foram realizados exercícios de avaliação.

Os/as participantes avaliaram as construções das cisternas, os cursos, os intercâmbios, a qualidade dos materiais, o acompanhamento técnico da instituição e o caráter produtivo. No segundo dia, a Assessora Camila Tavares do Banco do Nordeste ministrou uma oficina sobre crédito rural.

“Não é porque somos agricultores que somos analfabetos, desinformados. A gente participou dos cursos justamente para ter informação. Por isso que é importante que a Diaconia abra esse espaço para gente dizer o que achou do programa, fazer nossas reclamações e elogios,” disse a agricultora Jecinete da Silva, do Sítio Poção, em Martins.

De acordo com o MDS, mais de 112 mil agricultores do Semiárido já receberam reservatórios de água para produção. No estado do Rio Grande do Norte foram entregues 8.252 tecnologias, desde 2003. Até janeiro de 2015. A Diaconia no Oeste Potiguar, com financiamento da Fundação Banco do Brasil, implantou 300 cisternas, 150 calçadão e 150 enxurrada.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário