sexta-feira, 20 de março de 2015

Fórum de Convivência com o Semiárido realiza Ato Público em comemoração ao Dia Mundial da Água

Teresina – Piauí; Outdoor marca comemoração da construção de 50 mil cisternas de placas no Piauí. | Arte: FPCSA

De 15 a 22 de março é comemorado, em todo o mundo, a Semana da Água, período importante para refletirmos sobre a situação da Água no Planeta e sua importância para a vida. Nesta sexta-feira, 20.

Para celebrar o Dia Mundial das Águas, agricultores e agricultoras familiares, lideranças comunitárias e as organizações que fazem parte do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido realizarão um Ato Público na Praça da Liberdade, em Teresina.

O Ato tem o objetivo de chamar a atenção da população para o uso racional da água, denunciar a falta de assistência por parte do governo em relação à situação hídrica no semiárido piauiense, além de comemorar o trabalho realizado pelo Fórum.

Para a melhoria da qualidade de vida das famílias que moram no semiárido do Estado. O evento terá início com um café da manhã e uma mística, e seguirá durante toda a manhã com falas de representantes do Fórum de Convivência com o Semiárido, participantes e convidados.

O Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) já construiu cerca de 50 mil cisternas caseiras (16 mil litros) e mais de 10 mil tecnologias destinadas à produção de alimentos. Somando todos os implementos, as ações da Asa Brasil já possibilitaram acesso a água de qualidade a mais de 200 mil famílias somente no Piauí.

Dezessete entidades da Sociedade Civil compõem o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, são elas: Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Cáritas Diocesana de Oeiras, Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Cerac), Centro Regional de Assessoria e Capacitação (Celta), Centro de Formação Mandacaru, Cootapi e Associados, Escola de Formação Paulo de Tarso.

Obra Kolping do Piauí, Comunidade Kolping de Pedro II, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag), Centro de Formação e Educação Ambiental Peixe que Ronca, Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS), Centro de Formação Educacional para a Convivência com o Semiárido (CEFESA), Capoeira de Quilombo, Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Programação: ·     07h - Café da Manhã Comunitário·         08h - Mística cultural de abertura·         8:30h - Fala do Fórum (Situação Hídrica no Semiárido Piauiense) · 09h - Depoimentos; primeira água e segunda água: produção, sementes, vídeos etc.;· 
        
10h - Fala dos convidados (Agespisa, Assembléia Legislativa, Semar, INCRA, Governador, SDR, Embrapa, UFPI, IFPI, Emater/PI, MDA, Seduc, Arcebispos, APPM; · 11h - Mística de envio e mensagem final do Fórum (Carta da água). ·11:30h – Encerramento

Fonte: http://www.asabrasil.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário