quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lula elogia Pimentel pelo contraste com Richa

O ex-presidente Lula publicou nesta segunda (18) no Facebook um texto em defesa da educação, com elogios ao governador de Minas, Fernando Pimentel.

Por ter iniciado o pagamento do piso salarial dos professores e críticas aos tucanos que administraram o Estado nos últimos 12 anos e nunca cumpriram a lei do Piso Salarial Profissional Nacional.

"Cumprimento o governador Fernando Pimentel, que mesmo recebendo uma situação financeira difícil do governo anterior, conseguiu em cinco meses fazer o que não foi feito em 12 anos pelos tucanos no estado:

“Dialogar e respeitar os educadores mineiros”, afirma; o ex-presidente também comparou a atuação "de diálogo" de Pimentel com a de "violência" de outros Estados, numa clara referência ao governo tucano de Beto Richa, no Paraná, que massacrou professores em greve durante protestos no mês passado.

O ex-presidente Lula publicou nesta segunda-feira (18) no Facebook um texto em defesa da educação, com elogios ao governador de Minas, Fernando Pimentel, por ter iniciado o pagamento do piso salarial dos professores, e críticas aos tucanos que administraram o Estado nos últimos 12 anos e não cumpriram a lei do Piso Salarial Profissional Nacional. 

"Cumprimento o governador Fernando Pimentel, que mesmo recebendo uma situação financeira difícil do governo anterior, conseguiu em cinco meses fazer o que não foi feito em 12 anos pelos tucanos no estado: dialogar e respeitar os educadores mineiros", afirma. Abaixo o texto na íntegra: Educação se constrói com diálogo, não com violência:

A educação é o principal caminho para um futuro melhor para todos os brasileiros. E esse caminho passa pela valorização dos professores. Em junho de 2008, eu assinei a lei do Piso Salarial Profissional Nacional. Minas Gerais, um dos estados mais ricos da federação, não obedecia a essa lei.


Por isso, fiquei muito feliz ao saber que o Governo do Estado de Minas Gerais celebrou um acordo histórico com o sindicato da categoria, estabelecendo o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional para os professores.

Cumprimento o governador Fernando Pimentel, que mesmo recebendo uma situação financeira difícil do governo anterior, conseguiu em cinco meses fazer o que não foi feito em 12 anos pelos tucanos no estado: dialogar e respeitar os educadores mineiros.

E cumprimento também o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (SIND-UTE), que depois de muita luta durante os governos tucanos, conseguiu.

Entre outras conquistas, reajuste salarial expressivo para todo o magistério, inclusive os aposentados, descongelamento da carreira e outras vitórias importantes para a qualidade da educação pública mineira.

Enquanto em alguns estados os governos não dialogam com os professores, o Partido dos Trabalhadores e os partidos aliados em Minas Gerais mostram que é possível avançar tanto na negociação democrática quanto na valorização dos educadores. Educação se constrói com diálogo, não com violência.

Fonte: http://www.brasil247.com/pt/247

Nenhum comentário:

Postar um comentário