quarta-feira, 22 de julho de 2015

Construção do conhecimento agroecológico em redes de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Polo da Borborema


O Polo Sindical e das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema é uma rede constituída, atualmente, por 16 sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores rurais, aproximadamente 150 associações de base comunitária e uma organização regional de agricultores ecologistas (ECOBORBOREMA).

Juntas, as organizações vêm desenvolvendo processos sociais massivos de inovação agroecológica voltados para o desenvolvimento sustentado da agricultura familiar. Mais de cinco mil famílias são envolvidas pelas ações do Polo.

A Região de atuação da rede está situada no alto do Planalto da Borborema,Microrregião que se caracteriza como uma área transitória entre a zona da floresta úmida do litoral (Zona da Mata) e o Sertão, menos úmido. As organizações que integram o Polo são assessoradas pela AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia.

Coordenadas pelos próprios Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) e animados por agricultoras e agricultores experimentadores, uma grande multiplicidade de práticas agroecológicas se disseminaram nos sistemas produtivos da região.

Mesmo tempo, vão se estruturando diversas expressões coletivas de promoção do desenvolvimento da agricultura familiar nas comunidades.

Inovações sócio-organizativas de gestão de recursos,como os Bancos de Sementes e os Fundos Rotativos Solidários,dão suporte aos processos comunitários de inovação,viabilizando o acesso às sementes, mudas, esterco, cercas de tela, cisternas de placa e outras infraestruturas hídricas.

Agricultoras e agricultores passaram também a ter uma participação mais ativa na vida das comunidades, discutindo e refletindo sobre a realidade da agricultura familiar, as formasde superação de seus problemas, assim como participando da gestão de recursos coletivos.

Fonte: http://www.portalsemear.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário