terça-feira, 4 de agosto de 2015

Feira da agricultura familiar de João Pessoa é destaque em Programas do Stúdio Rural


Agricultores familiares e assentados da reforma agrária paraibanos, em parcerias com entidades diversas ligadas e agentes políticos ligados ao processo reestruturador do meio rural paraibano.

Realizaram na última terça-feira (28/07), a 1ª Feira da Agricultura Familiar da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) da Paraíba, no bairro José Américo, Zona Sul de João Pessoa.

O evento contou com participação das representações dos diversos Fóruns de Desenvolvimento Rural e da Cidadania do estado, população da capital que tiveram oportunidade de adquirir a diversidade agroecológica da agricultura familiar.

A exemplo frutas, legumes, hortaliças, raízes e peças de artesanato produzidos em todas as regiões do estado e foi destaque no Programa Esperança no Campo e Programa Domingo Rural da Rádio Queimadas FM e Rádio Serrana de Araruna AM 590.

Conforme a assessora de comunicação do Incra-PB, Kalyandra Vaz, o evento objetivou comemorar o dia do agricultor, promover a agricultura familiar em transição agroecológica e desencadear o processo organizativo para o funcionamento posterior, em caráter permanente, da Cecaf.

Ao dialogar com nossa equipe, Vaz explicou que aquele espaço conta com mais de 70 barracas e mesas, quatro lanchonetes e seis boxes para comercialização de aves, peixes e frios e já demonstra um espaço a mais da agricultura agroecológica da reforma paraibana evidenciar qualidade alimentícia da reforma agrária.

Ao mesmo tempo reforçar a importância da construção social no campo e na cidade pela descentralização da terra enquanto meio de produção e geração de vida no campo e, por extensão, nos lares e nos diversos espaços públicos e provados das cidades.

Ao contatar com a equipe Stúdio Rural, o assessor técnico da Emater escritório de Itabaina, Antônio Jocemar da Silva, disse que a Paraíba já conta com inúmeros espaços de venda direto ao consumidor com produtos agroecológicos fruto do trabalho dos agricultores e agricultoras num reflexo da vontade política.

Os governos na atualidade brasileira como resposta da postura política da sociedade e entidades locais e exemplifica a Emater que vem fortalecendo seus quadros de técnicos e assistentes sociais numa perspectiva da produção sustentável que pense a vida de quem pratica a agricultura, do meio ambiente e dos consumidores no campo e nas cidades. 

O evento e as ações é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa, Rede Estadual de Colegiados e Fóruns Territoriais da Paraíba em parceria com Emater, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets) dentre outras.

Fonte: Stúdio Rural / Programa Domingo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário