terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Semiárido produtivo: confira estratégias que podem contribuir

O quintal produtivo é um exemplo de produção diversificada na propriedade rural. Foto: Programa Semear/ Manuela Cavadas; A mandala racionaliza e otimiza o uso da água.Foto: Programa Semear/ Manuela Cavadas.

Por trás de cada plantio, de cada cuidado com o rebanho e de cada investida em alguma tecnologia social de convivência com o Semiárido é comum que haja o desejo de uma vida melhor no sertão. Um Semiárido produtivo é o que todos querem.

Sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente, que contribui para garantir a sustentabilidade da Caatinga, a agricultora, o agricultor e o jovem que buscam se beneficiar das potencialidades locais podem tirar proveito de estratégias que contribuem para a produção. A seguir, listamos algumas delas:

Adubação orgânica: prática de baixo custo, que pode contribuir para a saúde da terra. Entre os benefícios, estão: aumento da aeração do solo, elevação da permeabilidade e da capacidade de retenção de água e crescimento da fertilidade do solo a partir da concentração de nutrientes requeridos pelas plantas. Confira:

Saiba mais sobre adubação orgânica e por que ela é uma boa alternativa para quem busca  conservar o solo; Quintal produtivo: localizados ao redor das casas, os quintais consorciam cultivos de espécies vegetais e animais, incluindo cultivos tradicionais e árvores frutíferas. 

Redução de gastos com compras de alimentos e reaproveitamento da água, de restos de cultura e de outros insumos orgânicos da propriedade são algumas das vantagens. Leia também:  Confira alguns benefícios do quintal produtivo.

Canteiro econômico: permite o cultivo de diversas hortaliças a partir do uso eficiente da água. Ele diversifica a produção agrícola, melhora a alimentação e a renda familiar e contribui para integrar famílias agricultoras e mercado local. Saiba mais e veja dicas de como imprmentar:

Canteiros econômicos: uso eficiente da água na produção de hortaliças. Banco de sementes: Com as sementes em mãos, a mulher e o homem do campo podem produzir uma variedade enorme de alimentos para consumo e, também, para comercialização. Adaptada às características da Caatinga, essas sementes costumam atravessar gerações, contribuindo para conservar a história e a cultura locais. Acesse:

Liberdade para plantar: sementes crioulas e seus benefícios para a vida no sertão Mandala: sistema que permite melhor aproveitamento da água e do solo por meio de plantios realizados em forma circular, consorciados entre si, com criatórios de peixes e aves.

O plantio em círculos contribui para que as plantas possam se ajudar mutuamente e colabora com a recuperação da biodiversidade e do controle ecológico de insetos, pragas e plantas invasoras. Leia mais: Mandala: tecnologia otimiza o uso da água e contribui para enriquecer o solo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário