sexta-feira, 4 de março de 2016

Deputado debate medidas de incentivo à agricultura familiar

Durante reunião na quarta-feira (2), o deputado federal da Paraíba, Luiz Couto, conversou com a presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, sobre as propostas da autarquia de modernização tecnológica e institucional e de desenvolvimento das áreas de reforma agrária. O encontro ocorreu na sede do instituto em Brasília.

Lúcia Falcón falou sobre as medidas implantadas, como revisão de normativos, construção de parcerias com ouros órgãos, como Embrapa, Fiocruz, BNDES, Coppe/UFRJ e Secretaria da Receita Federal, para levar mais políticas públicas e investimentos aos beneficiários da reforma agrária.

Ela destacou também a proposta de constituição de fundo para fomentar projetos que agreguem valor à produção dos assentamentos por meio de financiamento direto e também como aval para acesso a outras fontes de crédito. Segundo a presidente do Incra, a constituição do fundo é fundamental para apoiar o desenvolvimento de cadeias produtivas nos assentamentos a fim de garantir geração de emprego e renda. 

O capital do fundo terá origem em recursos extraorçamentários, como a alienação de imóveis do Incra, captação de recursos para os ativos ambientais dos assentamentos, arrecadação de taxas e tributos que incidem sobre os imóveis rurais.

O deputado Luiz Couto defendeu a ampliação dos recursos destinados à reforma agrária, salientado que apoiará a aprovação da Medida Provisória nº 700/2015, que estabelece o fim da incidência de juros compensatórios sobre indenizações de imóveis rurais que descumprem a função social da propriedade, assim o projeto de criação do fundo nacional de desenvolvimento agrário.

Fonte: Asssessoria de Comunicação Social do Incra

Nenhum comentário:

Postar um comentário