A maioria dos alunos de escolas públicas do país (62%) tem
computador em casa, aponta a pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Educação 2012,
divulgada ontem (23) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI. br). O
número é crescente desde 2010, primeiro ano do levantamento, quando o
percentual era 54%. No ano passado, essa proporção entre estudantes da rede
pública já tinha avançado para 56%. A abordagem reuniu informações de 856
escolas públicas e privadas, selecionadas a partir do Censo Escolar de 2011.
Foram entrevistados professores de português e matemática, alunos dos ensinos
fundamentais e médios, além de coordenadores pedagógicos e diretores. Também
houve avanço do acesso à internet pelo celular entre os alunos de escolas
municipais e estaduais: crescimento de 14 pontos percentuais na comparação com
2011, alcançando 44% dos entrevistados. No ensino privado, a proporção de
estudantes que acessam internet pelo celular é maior, atingindo 54% dos
entrevistados. Em relação aos professores, a pesquisa mostra que a presença do
computador e da internet em casa está próxima da universalização. No último
levantamento, o percentual já chegava a 96%. A maioria deles tem o computador
como suporte para desenvolver habilidades e usa a internet para manter contatos
informais com outros educadores. O estudo chama a atenção ainda para a
necessidade de ampliar políticas públicas de incorporação das tecnologias
digitais no ambiente escolar. A sala de aula, por exemplo, ainda não incorporou
plenamente o uso dessas ferramentas, apesar de ter aumentado o uso de
computadores entre os professores durante as atividades. A prática de ensinar
os alunos a usar o computador e a internet – que é feita de forma esporádica,
ainda é a atividade escolar em que mais se aplica essas tecnologias. Do ponto
de vista da infra-estrutura, as escolas analisadas apresentaram maior presença
de computadores portáteis, o que revela uma possibilidade de uso dessas
tecnologias para além das tarefas de gestão escolar ou das atividades nos
laboratórios de informática. Entre os fatores limitantes para esse uso, no
entanto, está a quantidade de equipamentos disponíveis e a velocidade de
conexão à rede.
Fonte: Agência
Brasil
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