Doces
de umbu orgânico, de banana com maracujá e de abóbora, café orgânico e fair
trade, biscoito de baru, baru torrado, suco de laranja orgânico, suco de
uva, conservas vegetais, farinhas, feijão, açúcar mascavo e vinho orgânico.
Esta
é a cartela de produtos da agricultura familiar, de certificação orgânica e
selo de comércio justo, que a campanha Brasil Orgânico e Sustentável vai
promover no 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados – Apas 2014. O
evento, considerado o maior do mundo no setor, será realizado no Expo Center
Norte, em São Paulo, nesta semana, entre os dias 5 e 8 de maio.
No
estande de 100m² haverá exposição e degustação dos produtos, além da promoção
de vendas diretas entre empresários atacadistas e os seis empreendimentos
familiares selecionados pelo Brasil Orgânico e Sustentável. Com um público
estimado em 70 mil visitantes, a feira é uma oportunidade de mostrar a
variedade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e da produção
orgânica, e sua relação sustentável com o meio ambiente.
Os
produtos selecionados para o estande são de associações e cooperativas da
Bahia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Juntos, representam o trabalho de mais de quatro mil famílias. Os itens possuem
pelo menos um dos seguintes selos: Selo de Identificação da Participação da
Agricultura Familiar (Sipaf), Produto Orgânico do Brasil, Comércio Justo e
Identificação Geográfica.
Na
última edição, a Feira APAS gerou mais de R$ 5,5 bilhões em negócios e contou
com mais de 64 mil empresários do setor supermercadista e executivos, 600
varejistas de 51 países, atacadistas, associações e cooperativas,
distribuidores, representantes comerciais, empórios e lojas especializadas. Brasil Orgânico e Sustentável:
O
Brasil Orgânico e Sustentável é iniciativa do Governo Federal e tem como
objetivo chamar a atenção de consumidores e empresários atacadistas para a
variedade de sabores e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e
mostrar as vantagens dos produtos orgânicos para a vida das pessoas e do
planeta.
Assim, a campanha visa aumentar a demanda
desse tipo de produção, estimulando sua comercialização, gerando renda e
inclusão produtiva.
Este
ano, a principal ação da campanha será durante a Copa de 2014, quando, entre os
dias 11 e 27 de junho, 60 empreendimentos irão comercializar os produtos em
quiosques localizados em 10 das 12 cidades sedes do Mundial: Brasília,
Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro,
Salvador e São Paulo.
Também
serão distribuídos kits de produtos para as pessoas que farão parte do Programa
Brasil Voluntário, do Governo Federal. Serão cerca de 20 mil kits de lanche,
com castanhas, mel, suco orgânico, biscoitos integrais, sequilhos e barras de
cereal, feitas com castanha de baru.
As
ações do Brasil Orgânico e Sustentável na Copa de 2014 são realizadas pelos
ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do
Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de
Cooperação Alemã (GIZ), o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente
(Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos).
Empreendimentos
e produtos da agricultura familiar na APAS 2014; Cooperativa
Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc) – Bahia: doce e
compota de umbu, doce de banana e maracujá e kit de doce de umbu orgânico.
Cooperativa
dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) – Minas Gerais:
café
Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares,
Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado; (Coopcerrado)
Goiás: biscoito de baru e baru torrado; Cooperativa
dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis (Coagrosol) – São Paulo: suco de
laranja.
Cooperativa dos Agricultores Familiares do Rio
Fortuna e de toda Santa Catarina (Cooperfamília) – Santa Catarina: conservas
vegetais, suco de uva, farinhas, feijão, açúcar mascavo e doce de abóbora; Grasponi
Vinhos Finos – Rio Grande do Sul: vinho tinto.
Fonte: www.mda.gov.br
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