segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Luiz Couto defende condições de acessibilidade para “pessoas com deficiência”

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na quarta-feira (3), foi lembrado na tribuna da Câmara Federal pelo deputado paraibano Luiz Couto (PT).

O parlamentar afirmou que a data, escolhida pela Assembleia Geral da ONU em 1992, tem por objetivo conclamar os países membros a criar políticas públicas que possibilitem às pessoas com deficiência desfrutarem igual e plenamente dos direitos humanos.

Depois de realçar a dificuldade que alguns têm de entender o sentimento de inclusão social da pessoa com deficiência, Couto salientou que esse obstáculo só será eliminado quando todos entenderem e aceitarem que o ser humano com deficiência tem direitos, necessidades e habilidades como qualquer outro.

Luiz Couto citou como exemplo de descaso o fato ocorrido com Katya Hemelrijk da Silva, cadeirante, que precisou se arrastar pelas escadas de uma aeronave da GOL - Linhas Aéreas Inteligentes - para poder embarcar na manhã de segunda-feira (1º), quando seguia de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, para São Paulo.

“Transtorno causado, segundo Katya, que é coordenadora de comunicação, por falta de equipamentos adequados para o embarque de deficientes”.

Luiz Couto disse que é fundamental ampliar as condições de exercício da cidadania às pessoas com deficiência, facilitar sua inserção no mercado de trabalho e aprimorar os serviços públicos que lhes são oferecidos.

Reforçou, ainda, que as principais barreiras cotidianas a derrubar são de natureza arquitetônica, funcional e ideológica. “A acessibilidade deve ser promovida pelo estado para que todos, sem exceção, possam usufruir de seus direitos com oportunidades iguais”, enfatizou.

Fonte: http://www.luizcouto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário