terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Instituto Chapéu de Couro realiza intercâmbio interestadual em Juazeirinho-PB

Neide Nascimento - comunicadora popular da ASA; Santo Antônio | RN; Agricultores\as visitam Casa de Sementes Comunitária | Foto: Arquivo ICC

O Instituto Chapéu de Couro-ICC reuniu agricultores e agricultoras das cidades de Passa e Fica, Brejinho e Santo Antonio, todas do Rio Grande do Norte, para fazer intercâmbio interestadual no município de Juazeirinho, no vizinho estado da Paraíba. 

A visita de intercâmbio, que mostra diversas experiências e estratégias de convivência com o semiárido, sempre deixa a todos com um misto de alegria e curiosidade, diante dos cenários que habitam o imaginário dos viajantes.

No primeiro dia, a visita nos levou à comunidade de Escurinho do Meio, em Juazeirinho, onde encontramos seu Eufranzio de Lima, que nos recebeu muito bem. Há sempre, entre os povos do sertão, um desejo imenso de falar.

Contar histórias de vida, de superação, e assim ficamos sabendo que seu Eufranzio utiliza água de açude em período de chuva e quando é na estiagem é com a água da cisterna-calçadão que mantém a produção com que alimenta a família e também comercializa para a comunidade. 

O segundo dia surpreende os viajantes, pois a visita não se deu no campo já cultivado, mas o que os aguardava era um banco, um banco de sementes. A Paraíba vem se sobressaindo nesse setor, e as sementes crioulas lá tem o sugestivo nome de Sementes da Paixão.

Juazeirinho é, no semiárido, uma das referencias no armazenamento de sementes crioulas, livres de transgênicos e agrotóxicos. 

O coletivo local conta com 37 bancos comunitários na região, além do Banco de Sementes Regional. Nesse dia o ICC contou com a parceria da Associação PATAC, e o acompanhamento da Fundação Banco do Brasil-FBB.

Fonte: www.asabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário