segunda-feira, 27 de abril de 2015

Governo e BNB discutem ações conjuntas para agricultores familiares

A parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido e o Banco do Nordeste possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar do Estado.

A observação é do secretario Lenildo Morais, que se reuniu última sexta-feira (24) na sede do banco na capital paraibana, com a superintendência do BNB.

O presidente da Gestão Unificada (GU) da Emater, Emepa e Interpa, Nivaldo Moreno Magalhães, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Gonzaga Júnior e gerentes de agricultura familiar das agências de todo Estado.

Durante o evento, proposto pelos representantes do BNB, Lenildo Morais apresentou as ações estratégicas da Secretaria e solicitou à instituição financeira um acordo de cooperação técnica para o segmento agricultura familiar.

 Principalmente através do fortalecimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), bem como na emissão de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP), na prospecção de negócios, elaboração de projetos e assistência técnica, além da indicação de clientes para o segmento de micro finanças rurais.

Lenildo Morais explicou que cabe ao Banco a oferta do crédito e à Secretaria da Agricultura Familiar garantir à assistência técnica, o que ampliará significativamente a oportunidade de negócios para os agricultores de forma sustentável, com a possibilidade de aumento de renda e, conseqüentemente, a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais paraibanas.

A agricultura familiar é responsável pela produção dos principais alimentos consumidos pela população brasileira: 84 % da mandioca, 67% do feijão, 54% do leite, 49% do milho, 40% de aves e ovos e 58% de suínos.  No Nordeste, a agricultura familiar é responsável por 82,9% da ocupação de mão de obra no campo.

Considerando a importância socioeconômica desse segmento produtivo, a Secretaria, em conformidade com os princípios de desenvolvimento econômico e social que nortearam sua criação, busca o apoio do BNB para financiar a agricultura familiar na Paraíba.

Fonte: parlamentopb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário