quarta-feira, 13 de maio de 2015

Couto destaca posição da CNBB contra projetos da terceirização e da maioridade penal

O deputado Luiz Couto (PT-PB) cumprimentou o arcebispo dom José Bilisário da Silva, o cardeal Raimundo Damasceno e o bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner, pelo posicionamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em favor dos direitos dos trabalhadores e contra os projetos da terceirização e redução da maioridade penal.

“Creio que este posicionamento salutar e verdadeiro é uma obra mística da santidade. Falo isso, porque enfrentamos, nesta Casa, a era do obscurantismo de um cenário legislativo pautado por uma agenda extremamente conservadora e muitas vezes oculta, que visa à redução dos direitos e garantias fundamentais estabelecidos por nossa Constituição Federal”, acentuou.

Luiz Couto sugeriu que os parlamentares reflitam sobre os temas colocados pela CNBB e repensem os valores sociais entre o acirramento de ânimos, como já afirmou a entidade, “pois o momento não é de se acirrar ânimos, nem de assumir posições revanchistas ou de ódio que desconsiderem a política como defesa e promoção do bem comum”.

Acrescentou que os três poderes da República, “com a autonomia que lhes é própria”, têm o dever irrenunciável do diálogo aberto, franco e verdadeiro na busca de uma solução que devolva aos brasileiros a certeza de superação da crise.

Para tanto, prosseguiu Couto, “registramos os cinco incômodos sociais apontados pela CNBB que transgridem direitos: o PL 4.330 Lei da Terceirização, a Corrupção, que é a praga da sociedade e pecado grave que brada aos céus (cf.

Papa Francisco – O Rosto da Misericórdia, n. 19); a Proposta de Emenda Constitucional 215/200, uma afronta à luta histórica dos indígenas; a PEC 171/1993, que propõe a redução da maioridade penal para 16 anos; o Projeto de Lei 3722/2012, que altera o estatuto do desarmamento”.

Luiz Couto saudou também o novo presidente da CNBB, dom Sérgio da Rocha, eleito na 53ª Assembleia Geral em Aparecida (SP), e concluiu desejando que o espírito de paz e união, que testifica a entidade, “venha reinar dentro desta Casa Legislativa”.

Fonte: Ascom do Dep. Luiz Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário