quinta-feira, 21 de maio de 2015

FETRAF/BRASIL OCUPA MINISTÉRIO DA FAZENDA

Agricultores da FETRAF ocuparam nesta terça-feira (19) o prédio do Ministério da Fazenda em protesto por melhorias para a agricultura familiar.
Escrito por: FETRAF/BRASIL

A FETRAF possui uma pauta de reivindicações que inclui reforma agrária, implantação de programas de incentivo para mulheres e jovens do campo, garantia de água para consumo e para produção, e a elaboração de um ajuste econômico que não prejudique a agricultura familiar. Por isso a escolha em ocupar o Ministério da Fazenda.

Logo que o Ministro Levy chegou, foi de encontro aos agricultores familiares para ouvir as reivindicações e se mostrar aberto ao diálogo. Com isso, recebeu a direção da FETRAF dentro do Ministério.

Após a reunião, a liderança da FETRAF e os demais agricultores desocuparam o prédio e tiveram uma nova audiência anunciada com os ministros Joaquim Levy , Patrus Ananias e Miguel Rossetto, para tratar da pauta de reivindicações.

"Vim aqui trazer a mensagem que o governo brasileiro tem canais institucionais para responder às reivindicações. Então, temos que ajudar esses canais institucionais. Há disposição para conversar.

Particularmente “no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para vermos qual é a pauta”. Disse Levy para os agricultores familiares, ainda do lado de fora do Ministério da Fazenda.

Segundo o coordenador-geral da FETRAF Marcos Rochinski, durante a reunião o ministro se mostrou interessado nas reivindicações, mas foi enfático ao dizer que só poderia negociar juntamente com o MDA.. Levy lembrou que a vida está difícil e que ajustes são necessários, mas se prontificou a tratar a questão com os outros ministérios.

Rochinski, explica ainda que desde segunda-feira (18), com início da XI JORNADA DE LUTAS, todos os atos realizados pela FETRAF tiveram objetivo de chamar a atenção do governo federal e também da sociedade para que haja a necessidade de manutenção dos recursos para programas de agricultura familiar e reforma agrária.

A FETRAF tem a preocupação de que haja cortes em programas que auxiliem a categoria com o contingenciamento do Orçamento que deve ser anunciado esta semana pelo governo federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário