sábado, 8 de agosto de 2015

Educadores/as participam de capacitação do programa Sementes do Semiárido


Cleusa Alves*; Foto: Arquivo da Cáritas Regional Nordeste 3

Na terça-feira passada (4), aconteceu, no Centro de Treinamento de Líderes de Baixa Grande, um encontro de capacitação para educadores e educadoras que irão atuar nos momentos de formação das famílias envolvidas no projeto Sementes do Semiárido.

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 é responsável por implementar o projeto envolvendo 660 famílias em 11 municípios baianos: Ipirá, Baixa Grande, Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Utinga, Nova Redenção, Ruy Barbosa, Macajuba e Mundo Novo.

Do grupo de 21 pessoas que participaram, formado por homens e mulheres, muitas já atuam como animadores de campo e também monitores das capacitações voltadas para a convivência com o semiárido, como Gestão de Recursos Hídricos.

(GRH), Gestão de Água para a Produção de Alimentos (Gapa) e Manejo de Sistemas Simplificados de Água para Produção (Sisma). Quase todas/os são oriundas/os de Escolas Família Agrícola e, além disso, comprometidas/os com os movimentos sociais.

O evento iniciou com um momento de mística que favoreceu um rico espaço de partilha das experiências pessoais e da trajetória de cada um/a na convivência com o semiárido.

Em seguida, foi apresentado aos participantes sobre o que é o Programa Sementes do Semiárido e as propostas de roteiro para os momentos de formação com as famílias. O encontro oportunizou ainda a elaboração de um planejamento coletivo sobre a distribuição das áreas onde cada equipe irá atuar.

O evento foi um espaço muito importante para ampliar e aglutinar novas forças nessa gostosa e desafiadora tarefa de resgatar e cuidar das sementes crioulas e fortalecer a dimensão comunitária das casas de sementes. * Cáritas Regional Nordeste 3.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário