Resgate da Cultura do
Campo; Estudo da realidade; Trocas de experiências na comunidade
No Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) de 2014, as Escolas Familiares Agrícolas estão entre as
melhores instituições privadas do país que atendem alunos de nível
socioeconômico baixo ou muito baixo.
Os dados do Enem por escola foram apresentados
no último dia 05 de agosto pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais
Anísio Teixeira (Inep). Elas fazem parte do recorte do Inep de escolas privadas
que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo, ou seja, os mais vulneráveis
socialmente.
O ministro da Educação,
Renato Janine Ribeiro, disse que foi uma surpresa para o Ministério da Educação
(MEC) e o Inep o destaque dessas escolas no Enem. “Não sabíamos da grandeza do
trabalho delas [das escolas familiares agrícolas] e é interessante quando uma
pesquisa mostra algo inesperado, porque normalmente elas mostram confirmações
do que já existe.”
Segundo Janine, o MEC vai
agora dar mais visibilidade e ir atrás da experiência dessas escolas para
“aprender com elas”. São instituições comunitárias geridas por associações de
moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade. “Nesse sentido é a
melhor escola privada do Brasil e merece nosso destaque”, ressaltou Janine.
As Escolas Famílias
Agrícolas (EFAs) são instituições de ensino vinculadas as organizações
comunitárias e desenvolvem um trabalho voltado à formação dos jovens do campo.
Sua metodologia de trabalho fundamenta-se na Pedagogia da Alternância, método
criado na França em 1935 e trazido para o Brasil no final da década de 1960,
por membros da Igreja Católica.
A Pedagogia da Alternância
consiste numa metodologia de organização do ensino escolar que conjuga
diferentes experiências formativas, que contempla períodos de alternados de
vivência e estudo na Escola e na família.
Neste caso, os educandos passam 15 dias em
estudos e vivências na escola e 15 dias de estudos, vivências e pesquisas com a
família e a comunidade. Por meio da Alternância o aluno analisa sua realidade
através das atividades trabalhadas nos períodos escolares e a partir de
observações constantes que faz no meio sócio-profissional, no meio familiar.
Desse modo, o trabalho de
formação das Escolas Famílias permite que os conteúdos de ensino sejam
verdadeiramente vinculados ao meio de vida do aluno. É uma formação que
contempla ação-reflexão-ação, num processo contínuo e interminável.
Pois pressupõe que
aprender é inerente à vida humana e que todo homem aprende sempre. A
Alternância significa uma maneira de aprender pela vida, partindo da própria
vida cotidiana, dos momentos experienciais, colocando assim a experiência antes
do conceito.
Veja abaixo o ranking das
dez melhores escolas privadas dentro dos critérios do Inep (escolas que atendem
a alunos de nível baixo ou muito baixo): 1ª – Escola Família Agrícola de Caculé
– Bahia; 2ª – Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas – Bahia.
3ª – Escola Família Agrícola por Alternância
Manoel Monteiro de Lago do Junco – Maranhão; 4ª – Colégio Super – Maranhão5ª –
Escola Família Agroecológica de Aracuai – Minas Gerais; 6ª – Escola Família
Agrícola Puris de Araponga – Minas Gerais.
7ª – Escola Família
Agrícola José Nunes da Mata – Bahia; 8ª – Casa Familiar Agroflorestal do Baixo
Sul da Bahia – Bahia; 9ª – Casa Familiar Rural de Igrapiuna – Bahia; 10ª –
Escola Familiar Dom Edilberto IV – Piauí.
Fonte: http://www.ebc.com.br
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