quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Luiz Couto homenageia Dom Hélder Câmara


O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados, em Brasília, para homenagear o saudoso Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, falecido em agosto de 1999.

Para Couto, Dom Hélder, cujo processo de canonização está em curso, foi uma referência cristã e um "profeta da verdade, um profeta social e um pastor dos pobres".

“O profeta que clamou no deserto em seu vivido século e que atravessou e atravessará outros séculos com sua voz”. Referências como o Papa João Paulo II o chamou de irmão dos pobres e meu irmão.

“Talvez porque mesmo na informalidade com que vestia sua condição de arcebispo, dom Helder nunca se afastou dos princípios da igreja, apenas assegurou-se mais fortemente daqueles que exigem o exercício da caridade e do amor aos mais necessitados”, disse Luiz Couto.

O deputado, que também é padre, acrescentou que Dom Hélder sempre transmitia as palavras exatas para aqueles que precisavam. "Era um inspirado, inspirando aquelas que o conhecia".

Dom Hélder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante o regime militar no Brasil.

Pregava uma Igreja simples, voltada para os pobres, e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

Fonte: Assessoria do deputado Luiz Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário