quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

TRE deverá cancelar 181 mil títulos eleitorais em 98 municípios

Por, Angélica Nunes 

Meta de 80% do cadastramento biométrico já foi atingida. TRE agora vai decidir como fica a situação de quem não se recadastrou.  

A Justiça Eleitoral atingiu ontem a meta de 80,34% do recadastramento biométrico do eleitorado dos 98 municípios paraibanos que estão passando pelo processo.

O resultado deverá ser levado ao pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) na sessão de amanhã e cerca de 181 mil eleitores podem ter o documento eleitoral cancelado e ficar impedidos de votar nas eleições de outubro. “Vamos levar à votação do Pleno.

“Caso seja homologado, todos terão o título eleitoral cancelado”, antecipou o presidente do TRE-PB, João Alves da Silva. Dentre os eleitores dos cinco maiores municípios paraibanos que fazem parte da atual campanha do recadastramento biométrico.
Os maiores prejudicados serão os de Bayeux, Patos, Sousa e Guarabira, que até ontem não haviam atingido os 80% de revisão do eleitorado. Já em Santa Rita, que tem o maior número de eleitorado, o trabalho chegou a 80,95%, mas o município deve perder mais de 17 mil eleitores com a homologação. 
Apesar do alto número de títulos eleitorais que devem ser cancelados com o fim do recadastramento biométrico, o presidente do TRE lembrou que a campanha está acontecendo desde junho do ano passado e, portanto, em tese, não teria motivos para não homologar o resultado. 
Para João Alves, o número real de eleitores dos 98 municípios que de fato vão perder o título eleitoral deve ser muito baixo. “Temos que considerar que muitos desses eleitores que não fizeram a biometria morreram, se mudaram de cidade.
O percentual de 80% é o razoável, considerando essas variantes”, disse. Quem quiser votar nas próximas eleições ou precisar do título eleitoral para outro fim, no entanto, não precisa se preocupar porque ainda restam duas saídas:
Correr para realizar o procedimento ainda hoje ou procurar o cartório eleitoral de sua cidade para emitir um novo documento até o dia 5 de maio, quando se encerra o prazo de alistamento eleitoral determinado pelo calendário eleitoral das eleições 2016.
O coordenador da eleições, Fábio Falcão, reiterou que os faltosos terão o título eleitoral cancelado logo após a homologação do recadastramento biométrico pela Corte eleitoral.
Segundo ele, sem o título não podem se inscrever em concurso público, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público.
Participar de concorrência pública; obter empréstimo em bancos públicos, obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF; matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, receber benefícios do governo, por exemplo, o “bolsa família”.
Até ontem, um total de 805.904 eleitores haviam passaram pelo recadastramento do título eleitoral, com coleta de dados biométricos. Deste total, 751.429 são revisados dentro da meta de revisão de 910.459. 
Fonte: Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário