domingo, 7 de fevereiro de 2016

Escolher os bons ou maus políticos é de responsabilidade dos próprios eleitores da própria cidade

De quatro em quatro anos temos uma oportunidade para escolher nossos representantes.  Entretanto o povo anda cansado de promessas e inconformado com a situação política atual de nosso município. Alguns me disseram que político é tudo igual.

E sendo o próximo ano eleitoral, resolvi começar aqui no blog uma série de postagens onde iremos falar sobre esse assunto considerado chato por muitos, mas pouco conhecido e muito explorado pelos que detém o poder. O que é política afinal? Alguns dicionários e enciclopédias a definem como arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.

Porém não é tão simples assim, estamos diante de um tema complexo, ainda mais hoje que presenciamos essa fase conturbada onde a política é questionada e sistematicamente confrontada com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos.

"A política, assim aprendemos, é algo como uma necessidade imperiosa para a vida humana e, na verdade, tanto para a vida do indivíduo maior para a sociedade. Como o homem não é autárquico, porém depende de outros em sua existência, precisa haver um provimento da vida relativo a todos, sem o qual não seria possível justamente o convívio.

Tarefa e objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais amplo. A tarefa da política esta diretamente relacionada com a grande aspiração do homem moderno: a busca da felicidade. Portanto não é fácil mesmo discutir a questão da política nos dias de hoje. Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder.

Porém, o homem é um ser essencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossas ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.

Amigos leitores vão gradativamente amadurecendo. Pois se ficarmos parados no tempo, nosso município vai continuar governado por uma minoria dominante, embora os processos de dominação ganhem novos atores políticos.

A estrutura desigual tende a permanecer. Esse é assunto para aproxima postagem onde trataremos da questão a importância do seu voto. “Mesmo quem diga não gostar de política, sempre será governado por um político...” Deus abençoe a todos.

Artigo de Tiago do SINTRAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário